^_ ^ Voluntária aprendiz ^_ ^

"Ser voluntária é achar encanto em servir."

Sunday, October 21, 2007

E O BLOG CONTINUA...


Olá pessoal!!! Voltei pra dizer que continuarei a fazer postagens no meu blog, independentemente de meu curso de pós graduação ter terminado. Espero receber visitas por aqui. Esse curso que recentemente encerrou teve como objetivo nos habilitar a fazer uso da informática na escola, aproveitando todas as ferramentas para que o ato de ensino e aprendizagem se tornasse mais dinâmico, mais atrativo, enfim, que de fato o aluno se interesse pelo assunto a ser aprendido. O desenvolvimento das tecnologias de informação tem possibilitado uma mudança em quase todas as áreas e a escola não é uma exceção, haja vista que a informática é vista como uma área bastante promissora no sentido de colaborar para que essa mudança aconteça. Por isso, é importante que se prepare profissionais que dominem essas tecnologias. Observamos contudo, que a introdução dessa tecnologia encontra resistência por parte do sistema educacional. A escola parece querer continuar a manter o método instrucionista - assim fomos educados e assim educaremos. Penso que falta ao sistema escolar entender melhor o que significa ensinar e aprender e possam comprovar a efetividade educacional do método construcionista (aquele em que o aluno participa de seu crescimento, de seu desenvolvimento). Essa mudança não ocorre de uma hora para outra, mas ela tem que acontecer e para isso é necessário que se use ferramentas que facilitem o aprendizado e o computador pode ser essa ferramenta. Para que se busque uma educação que de fato seja voltada ao construcionismo o computador deve ser utilizado como um facilitador da reflexão, da depuração de idéias. Veja uma reflexão a respeito da informática, que, ao meu olhar é bastante pertinente. "Em si, a Informática é o mais poderoso instrumento da inventividade humana, pois é
ferramenta para a manipulação do simbólico, do virtual. E o simbólico é o refinamento mais sofisticado da expressão humana. O simbólico é a centelha que põe fogo na criação." Caberá aos envolvidos na educação criar espaços para a reflexão, para o debate para ir em busca das perguntas, das incertezas. Caberá à escola introduzir essas tecnologias, escolhendo assim, frutificar em vez de encolher. A inclusão da Informática poderá ajudar a formar cidadãos críticos, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor. Bom, eu agora já sou quase uma especialista, só falta enfrentar todo o processo da monografia, análise de dados, e, o pior de tudo, a terrível banca, que apavora todo mundo. Mas, faz parte e temos de tocar o barco... Volto em breve.




2 Comments:

  • At 3:43 PM, Blogger espaço da mimi said…

    This comment has been removed by the author.

     
  • At 3:48 PM, Blogger espaço da mimi said…

    Olá Emília!

    Pegando teu gancho sobre inclusão...também concordo c/ vc qdo diz "A inclusão da Informática poderá ajudar a formar cidadãos críticos,[...]". Outra questão q também e baum pontuar é a interação fora da escola,q acontece com a tecnologia, ou seja, via internet. Coisa que antes ficava complicado uma escola estar se comunicando com outra...Sem contar tbém que a idéia d aula em apenas quatro paredes se quebra totalmente...c/ vcs mesmo tiveram a experiência de estar aprendendo em diferentes espaços e nem por isso deixarum de c comunicar um com o outro...Bem a tecnologia tem muito a contribuir para reinventarmos essa educação padrão(fragmentada) q ainda persiste nos dias atuais.

    Q baum q vc vai continuar a postar em su blog...entaum agra és uma bloguera...rsrsrs...continue a postar q volto breve.

    Bjkas Miriam:-)

     

Post a Comment

<< Home